Tattoo Circus Rio

tcr-página001

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOSSA SOLIDARIEDADE É MAIS FORTE QUE SUAS GRADES

O Tattoo Circus Rio convida para nosso primeiro festival de tatuagem em apoio axs presxs políticxs dos levantes populares. O Tattoo Circus é um festival que nasceu em Roma, tendo se espalhado rapidamente, e que se foca na arrecadação de fundos para o apoio axs presxs políticxs, mediante a realização de tatuagens, piercings, escarificações ou qualquer forma de modificação corporal.

A ideia é juntar tatuadorxs próximos ao anarquismo e a contra-cultura, que estão à margem dos estúdios profissionais, espaços que enxergam a arte da modificação corporal como um nicho de mercado a ser explorado, enquanto os donos das lojas enriquecem, temos cada vez menos tempo para viver, cuidar das nossas filhas, filhos e das pessoas que gostamos. Ao invés dos estúdios serem espaços de contestação e de experimentação, o que ocorre é que acabam reproduzindo diversos preconceitos presentes na sociedade, sendo assim espaços excludentes e não seguros para pessoas que fogem aos padrões impostos. Essa podre sociedade e seus padrões caducos não nos engana, e também já não enganam mais boa parte da população, que agora se levanta, toma as ruas e grita a plenos pulmões! Os governantes tremem, e com medo respondem com mais repressão, aumenta a violência, mas aumentam os protestos, as mobilizações.

Pensamos o festival como um espaço tanto para a exposição dos trabalhos dxs tatuadorxs, como também um espaço de troca e aprendizagem entre xs artistas mais experientes e aqueles que começam agora a se aventurar por esse caminho. Queremos construir um espaço seguro para todxs, num ambiente libertário e de cooperação. Isso só é possível desconstruindo os preconceitos que a sociedade impõe, chega de exploração, chega de machismo, chega de racismo, chega de homofobia, chega de transfobia. Nesse sentido abrimos nossos braços e corações aos atuais levantes populares que vem sacudindo o país e cujos novos ares nos enchem os pulmões. E esticamos nossa mão em solidariedade àquelxs que sofrem a terrível tortura do cárcere.

Propomos um festival em que metade de todo o dinheiro arrecadado seja revertido axs companheirxs encarceradxs. Não cobramos nada para a organização do evento por entendermos x tatuadorx como umx trabalhadorx que vive de sua arte precisa arcar seus custos de viagem e equipamentos. O Tattoo Circus Rio é aberto a todas as pessoas que desejem tatuar, desde que respeitem os procedimentos de higiene cabíveis na hora de realizar tatuagens e piercings. O evento será realizado nos dias 22,23 e 24 de Novembro de 2013, ficaremos muito felizes com sua participação.

TATTOO CIRCUS RIO

A cidade do Rio de Janeiro será palco de uma convenção libertária de tatuagem nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2013. Em sua primeira edição, o Tattoo Circus Rio acontecerá no Espaço Outro. A seguir, deixamos uma descrição do evento.

Comunicado:

Nós do Tattoo Circus Rio montaremos uma estrutura de uma convenção tradicional com mesas, cadeiras, autoclave e algumas macas. Infelizmente não teremos macas para todxs, mas vamos disponibilizar as nossas para que todxs possam produzir da melhor forma possível.

• 1º Dia, sexta-feira, 22 de novembro:

Recepção e confraternização dos participantes.

• 2º Dia, sábado, 23 de novembro:

12 horas: Abertura do evento.

13 horas: Troca de ideia sobre as nossas dificuldades de acessar informação na área; como se estabelecer um local de trabalho com todo suporte de higienização; como não se tornar refém dos velhos e tradicionais estúdios de tattoo.

15 horas: Realização de tattoo.

20 horas: Apresentação de performances + discotecagem.

• 3º Dia, domingo, 24 de novembro:

12 horas: Abertura do evento. Prosseguiremos com a realização de tatuagens.

Esse cronograma é uma construção coletiva, então sinta-se a vontade para enviar ideias.

Article written by

Please comment with your real name using good manners.

Leave a Reply